5 dicas para não cair em fraudes na Black Friday

Por Psycurity

De acordo com dados da Adyen, empresa de pagamentos holandesa, as tentativas de fraude no Brasil aumentaram 36% na Black Friday de 2022.

Esse número equivale a cerca de 40 mil pedidos.

Anéis

Os principais tipos de fraudes que ocorrem na Black Friday são:

Fraude de cartão de crédito

Fraude de identidade

Phishing

Confira as 5 dicas para não ser enganado na Black Friday >

01/05

Esmola é demais, todo santo desconfia

Muitos golpistas anunciam produtos com preço muito abaixo do mercado para atrair vítimas. Compare preços e desconfie de ofertas muito abaixo da média.

02/05

Confira a reputação do varejista

Verifique sempre a fonte original da promoção, faça uma pesquisa no site oficial e entre em contato com a loja para conferir se a propaganda é real. De preferência, faça suas compras pelo APP da loja.

03/05

Não clique em links suspeitos

Verifique com a fonte oficial se a promoção é real. É melhor acessar o site da loja diretamente digitando o endereço na barra de pesquisa do navegador.

63% dos golpes online acontecem com membros da família

Saiba como proteger sua família

04/05

Proteja as informações pessoais

Não compartilhe seus dados com qualquer um. Evite compartilhar informações pessoais sensíveis, como números de cartão de crédito, em sites não confiáveis.

05/05

Não se apresse em finalizar uma compra

Ao não se apressar em finalizar uma compra, você tem mais tempo para pesquisar o produto ou serviço, comparar preços e avaliar a reputação da loja.  Isso pode evitar possíveis golpes online!

BÔNUS

Monitore suas contas bancárias e cartões de crédito regularmente

Ao verificar seus extratos com frequência, você pode identificar qualquer atividade fraudulenta rapidamente e tomar medidas para corrigir o problema.